quinta-feira, 22 de abril de 2010

A MELHOR VISTA, EM QUALQUER TEMPO


Varanda gourmet, briquedoteca na varanda, varanda grill. Seja qual for a finalidade, este espaço das nossas casas é cada vez mais valorizado. Os tamanhos e desenhos podem variar. Circular ou retangular. Vão de três a duzentos metros quadrados. Enfim, desde o projeto arquitetônico, a varanda tem sido planejada como um lugar especial para os apartamentos modernos.

Independente do tamanho, para todos que moram em edifícios, a varanda é o espaço do “coração”, seja para ler um jornal, receber os amigos, tomar café da manhã, colocar uma rede e curtir o céu estrelado. Por todos esses motivos, ela deve ser aconchegante e versátil.

“Varanda é um ambiente de recepção. Está em alta fazer da varanda um espaço gourmet, colocar uma adega e transformá-la em um ambiente diferenciado para receber seus convidados”, comenta a arquiteta Lorena Faria.

Mas é preciso contar com algumas eventualidades. A chuva que chega ‘sem avisar’, vento forte, poeira, todos esses inconvenientes, não temos como controlá-los e podem fazer com que deixemos de aproveitar esse espaço por um bom tempo do ano.
Contudo, para que essas intempéries não mais tragam problemas, a Pórtico Classique, showroom da fábrica pernambucana Pórtico Esquadrias, oferece uma solução inédita no mercado para fechamento de varandas: o sistema Vão Luz da Pórtico.

O sistema Vão Luz é carinhosamente chamado de “cortina de vidro”. É exatamente essa a ideia! Assim ele funciona: valoriza a varanda, proporcionando maior aproveitamento do espaço. A arquiteta da Pórtico Classique, Lorena Faria, comenta outras características do sistema.

“O Vão Luz é usado para fechamento de varanda, mas começamos a perceber outras versatilidades que podem ser incorporadas dentro de interiores. Dentro da sala, pode-se criar um ambiente como um escritório ou um home. Quando você recebe visitas, é só abrir as portas do sistema e aumentar a sala. Ou seja, funciona como uma divisória ‘recolhível’, com todas as características do fechamento de varanda”, explica a arquiteta.

Ainda de acordo com Lorena, “as pessoas querem flexibilidade! Num dia ficar em ambiente menor, mais reservado. No outro dia, estar no ambiente duas vezes o tamanho do anterior. O segredo é não limitar o uso”.

O sistema Vão Luz da Pórtico é composto por painéis de vidro temperado, que deslizam em perfis na parte inferior e superior do vão. Segundo Gustavo Jardim, diretor comercial da Pórtico Esquadrias, a técnica é simples. “O fechamento não tem marcação vertical de alumínio, como toda janela tem. Colocamos um trilho superior e inferior onde correm os painéis de vidro”, argumenta, para completar:

“Esteticamente, não mexe tanto na arquitetura do prédio. Além disso, proporciona 100% de ventilação”.
Os vidros podem ter cores, podem ser trabalhados com desenhos e películas. É um produto artesanal e pode ser aplicado em qualquer tipo de varanda, pois é feito sob medida. “Não existem empecilhos”, ressalta Lorena.

Outro fator que merece destaque, e talvez o mais importante para as donas de casa, é facilidade na limpeza. Todas sabem o quanto é complicado deixar os vidros das janelas e varandas limpinhos por dentro, e por fora. “Nossa tecnologia, em que os vidros giram no final do curso para o lado interno, permite que a limpeza e a manutenção sejam integralmente feitas pelo lado de dentro do ambiente, o que garante total segurança nessas tarefas”, esclarece a arquiteta.

Para melhor entender o sistema, aqui vai uma ilustração e seu passo-a-passo:

1. Vidros fechados
2. Abertura da primeira folha que permite que as demais deslizem sobre os trilhos
3. Varanda entre aberta
4. Sequência de abertura
5. Vão Livre de 100%

Um comentário:

  1. Eu quero uma varanda dessa! Mas primeiro eu tenho achar o apartamento q a acolha com carinho!!!! bjss

    ResponderExcluir