quarta-feira, 14 de abril de 2010

PARA TODOS OS GOSTOS!


“O ambiente é legal, despojado, simples e cheio de charme!”. Com essas palavras, o arquiteto Humberto Zirpoli define o restaurante Papa Capim, no bairro de Boa Viagem, no Recife.

O escritório Humberto Zirpoli Arquitetura está no mercado há 20 anos e contabiliza mais de 800 mil metros quadrados de projetos executados. O restaurante Papa Capim veio para enriquecer ainda mais esse currículo, e o arquiteto encarou o projeto como um novo desafio.

Inicialmente, tudo o que ele sabia era que o principal prato do restaurante seria pizza, mas o ambiente deveria ter um toque de regionalismo, sendo mais descontraído, convidativo a toda a família. Depois dessas informações básicas, asas à criatividade do arquiteto e sua talentosa equipe. Hoje, o Papa Capim de Boa Viagem é daqueles lugares aconchegantes, alegres, de onde a gente não quer mais sair.

Construída em um terreno de 1.500m², a obra impressiona pela imponência, mas seu interior também merece destaque.

Os fornos de pizza são o “coração” da casa. Bem ao centro, eles são grande vitrine para o salão. “São completamente fora do padrão normal, duas chaminés imensas, engraçadíssimas! Com a iluminação adequada, dão um efeito cênico muito bom. São construídas em tijolo de barro; tijolo aparente”, destaca Humberto.

A casa tem muitos elementos regionais, sempre valorizando nossa cultura. As luminárias em barro foram feitas em Tracunhaém, município localizado na Zona da Mata de Pernambuco. Os artistas da região têm o barro como matéria-prima para suas confecções.

“Este salão, com pé direito duplo, tem sua altura valorizada por enormes lustres em madeira e macarrão plástico colorido. As cores são constantes, contrastando com a madeira presente até no mobiliário”, comenta.

Humberto optou por usar materiais reciclados provenientes da natureza, através de reflorestamento. As toras de madeira passaram por um longo processo de tratamento. A preocupação em não agredir o meio ambiente esteve sempre presente nos planejamentos do arquiteto e de seus colaboradores.

“Tudo é ecologicamente correto. O restaurante está integrado à paisagem. Aqui percebemos melhor o uso da chita na parede do bar e do apoio, dando um charme a mais ao ambiente”, descreve.

No andar superior, fica o mezanino. Um espaço reservado para festas, eventos e confraternizações, mas que também pode ser usado quando o restaurante está cheio.
As características são semelhantes aos outros espaços, mas as cores predominantes são o verde e o azul.

“Para o escritório, esse projeto representa um exemplo de arquitetura regionalista muito importante e que faltava ao Recife. A nossa intenção era que os clientes convivessem harmonicamente com o espaço”.

Objetivo alcançado! Tudo no Papa Capim de Boa Viagem é favorável ao bem estar dos seus clientes. Depois de irem ao local pela primeira vez, eles sempre retornam.

O projeto arquitetônico do Papa Capim é assinado por Humberto e Analice Zirpoli, com a colaboração das arquitetas Anne Cuchi e Camila Marinho. Alexandre Perez é o engenheiro responsável pela obra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário